Temos andado a reflectir sobre a "evolução" das Redes Sociais.
O Facebook e o Instagram, fizeram uma diferença enorme na vida das marcas mais pequenas como a nossa. De repente, foi possível mostrarmos a um número gigante de pessoas, os nossos próprios produtos e serviços. Isto é maravilhoso, ficámos muito mais próximas dos nossos clientes, numa comunidade digital onde era seguro que o lançamento de um novo produto iria chegar a quem nos segue. Uau, aqui está a possibilidade de um novo mundo, onde podemos todos prosperar ao fazermos o que gostamos, de caminharmos realmente para um mundo mais bonito e justo, em que todas as dimensões de negócios podem prosperar.
Depois, apareceu a publicidade e quando decidimos experimentar vimos o alcance dos nossos posts crescer a olhos vistos com um investimento mínimo. E aqui começa tudo a deturpar-se. Os investimentos mínimos são substituídos por médios e depois por altos (à nossa escala) e passam a não funcionar. Posts pagos ou não pagos chegam a pouquíssimas pessoas. Desistimos da publicidade há cerca de 2 anos, com umas experiências pontuais pelo meio, para ver no que dava (deu em nada).
O mundo digital bonito, justo e que nos permitia chegar facilmente aos nossos clientes, desapareceu. Foi consumido pelo algoritmo e pelas suas voláteis definições. Que é o mesmo que dizer, foi consumido pela ganância de crescimento desmesurado de um grande negócio. Á semelhança, obviamente, do que se passa no mundo não-online. Foram-se, desta para melhor, os valores de proximidade e igualdade das Redes Sociais.
E nós pensamos... se somos nós, pessoas/indivíduos que alimentam uma rede social e se aprendemos alguma coisa com elas (arriscamos a dizer que a partilha nunca foi tão praticada! tal como a expressão de gostos e não-gostos), porque não usar o conceito e fazermos na vida real mais likes, comentários, partilhas? Afinal, está sempre em nós o poder de fazer acontecer, por nossa iniciativa e não por instrumentalização de alguém com objectivos financeiros.
Se gostas do que fazemos, se já compraste, se já proporcionaste um momento bonito a alguém com um dos nossos produtos, ou se já te proporcionaram a ti.. o nosso site ! Ou, melhor ainda, partilha mesmo numa conversa com os teus colegas de trabalho, no ginásio ou noutro meio que frequentes. Tal como fazemos numa plataforma de uma rede social, mas na vida real!
Deste lado, o que podemos fazer por ti? Tens uma marca, projecto pessoal, trabalhas por conta própria? Envia-nos o teu site ou plataforma digital que nós trataremos de enviar para a nossa lista de contactos. E se tiveres mais ideias para outras formas de actuar, partilha connosco!
Quem precisa de um algoritmo se estivermos perto das pessoas certas? :)